Campeonato do Mundo de Futebol 1966
Portugal joga no grupo sediado em Liverpool e vence todos os jogos. Nos quartos-de-final vence a Coreia do Norte no célebre jogo em que recuperou de 0-3 para 5-3. As regras ditavam que na meia-final Portugal e Inglaterra se deviam defrontar na sede do grupo de Portugal. Mas as regras foram alteradas para beneficiar a Inglaterra.
O Futebol é quase governado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), fundada em 1904. E a FIFA é filiada na International Football Association Board, abreviadamente International Board. As principais regras do futebol não são apenas aprovadas simplesmente pela FIFA, mas têm de ser ractificadas pela International Board que é actualmente composta por Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda do Norte mais 4 nações designadas pela FIFA. E qualquer decisão tem de ser tomada por 6 votos a favor, isto é, as quatro nações britânicas mais 2 não britânicas.
Estranho é a forma como este sistema feudal consegue persistir, não obstante as vantagens de impedir que uma maioria de países tecnicamente menos qualificados imponha regras sem sentido.
Mas há um claro favorecimento dos britânicos em todo o processo futebolístico.
E o Campeonato Mundial de 1966 foi delineado para ser ganho pela Inglaterra (pela primeira e até agora única vez).
E o presidente da FIFA, provavelmente pressionado ou mesmo ilegalmente pressionado, decretou que Portugal tinha que se deslocar do seu estádio sede para Wembley, em Londres. Com esta batota, a Inglaterra venceu Portugal, o que não conseguiria em jogo limpo. E nós ficámo-nos pelo terceiro lugar, batendo a URSS no jogo para definir os 3º e 4º lugares.
Campeonato da Europa 2021
Novamente uma competição da maior importância, logo a seguir à Copa do Mundo, foi projectada para a vitória da Inglaterra. Os jogos disputaram-se por toda a Europa, mas as duas semifinais foram definidas para Wembley, tal como a final. O maior estádio do Reino Unido cheio de adeptos, porque o Primeiro-ministro Boris Johnson até desligou das restrições relativas à pandemias para poder encher o estádio com adeptos ingleses.
Foi assim que o
Império Britânico cresceu pelo mundo: com batota, com ilegalidades, com
subornos. Na realidade, eles são muito pequeninos.