quarta-feira, 1 de julho de 2020

Covid 19 – a doença e os especialistas (2ª parte)



 

Judeus e islâmicos morrem mais com Covid 19 que cristãos. Esta é uma observação científica. Estará relacionada o genótipo dos povos, é a nossa questão, como já se verificou em relação a outras minorias étnicas?

 

Em relação a 2019, as mortes de judeus no Reino Unido aumentou 127% - 358 (2019) / 811 (2020).

 

O Centro Nacional de Estatística Britânico informou no início deste mês que a taxa de mortalidade de Covid-19 era mais alta para muçulmanos, judeus, hindus e sikhs do que para cristãos ou pessoas sem religião.

 

Em Portugal, dificilmente se poderia fazer esta estatística, que tão útil pode ser para todos, de todas as culturas, porque a Constituição proíbe discriminar as pessoas com base na etnia, mesmo para estatísticas. E se nalguns casos o pode permitir, os cientistas e jornalistas não se sentem bem a apresentar estes resultados, sempre na contingência de serem apontados como racistas. Várias pessoas, em Portugal, suspeitam que certas minorias são mais atingidas que a generalidade da população, eventualmente até pelas condições socioeconómicas e de vida, mas surge tudo numa nublado, ninguém quer ser apontado como parceiro de André Ventura e do Chega, como racista. E isto perturba a organização científica da questão.

 

Fonte: https://www.theguardian.com/world/2020/jun/30/jewish-deaths-in-the-uk-more-than-double-in-a-year-funeral-data-shows?utm_term=RWRpdG9yaWFsX0d1YXJkaWFuVG9kYXlVS19XZWVrZGF5cy0yMDA3MDE%3D&utm_source=esp&utm_medium=Email&CMP=GTUK_email&utm_campaign=GuardianTodayUK

 

Orlando de Carvalho

 

Leia também o 1º artigo da série:

https://nivelar-por-cima.blogspot.com/2020/07/covid-19-doenca-e-os-especialistas.html

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário