segunda-feira, 14 de maio de 2018

O cartão da BP


A BP enviou-me um cartão novo para substituir o que eu tinha há anos. A substituição obrigava ao registo do cartão num site da BP. Em contrapartida ofereceriam 300 pontos no cartão.
Este é o mais recente de muitos casos idênticos que me têm sucedido e que estão a ser promovidos por muitas empresas.
Para mudar para um cartão novo, mas igual ao anterior, e receber os tais 300 pontos, eu apenas teria de oferecer gratuitamente os meus seguintes dados:
- nome próprio
- apelido
- género (isto é, sexo)
- NIF
- e-mail
- telefone
- telemóvel
- país
- distrito
- localidade
- rua
- código postal
- data de nascimento
Facultativamente, era ainda convidado a informar se sou sócio do ACP.
Para receber uns desgraçados pontos com os quais se poderiam ganhar uns miseráveis brindes, a BP apenas exigia saber tudo o que vem na lista acima!
É evidente que me enviariam depois mensagens electrónicas, SMS’s, cartas, sei lá que mais, a informar que os dados que já lá tinham não seriam alvo de má utilização.
Alguns queixam-se do abuso do Facebook relativamente à utilização dos dados dos seus utilizadores. A maior parte das pessoas nem faz a mínima ideia do que isso seja, infelizmente.
Descarregamos aplicações para os telemóveis e autorizamos os fabricantes de todas elas a saberem tudo da nossa vida. Normalmente damos autorização inclusivamente para nos localizarem, com tamanha precisão que conseguem saber se estamos na casa de banho ou no quarto de dormir. É verdade!
Há dias a Microsoft queria saber o meu NIB para autorizar o acesso ao e-mail. Pasme-se!
Nesta via, depressa seremos pouco mais que robots nas mãos dos donos das grandes empresas de informação e de informática. E eles espiam mais as nossas vidas, e melhor, que a PIDE, a CIA, o KGB e outras do género, excepto a que trabalham já aliadas às grandes centrais informáticas.
Por amor a si mesmo, não conte a sua vida toda a qualquer bandido de colarinho branco. Ou escondido atrás de um monitor.

Orlando de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário